Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sharp Shooter brilha do jogo das estrelas

No jogo das estrelas, acontecido ontem nos estadio do Carolina Hurricanes, Patrick Sharp Shooter foi nomeado MVP, após anotar dois gols e uma assistência. Certamente foi uma tarde onde todos os 4 jogadores do Hawks saíram felizes, já que os outros 3 (Toews, Kane e Keith) estavam do lado do time vencedor do jogo, capitaneado por Lidstrom. Sharp de quebra ainda levou um brand new Honda pra casa, nada mal.


O placar final da partida foi 11 (Lidstrom) x 10 (Staal) ... o time de Staal após sair vencendo por 4 x 0, não mantece o ritmo e decepcionou a torcida já que a mesma estava do lado do goleiro Cam Ward (first pick do jogo, malandramente feito por Staal).

Sharp vem fazendo um ano assustador para os demais torcedores da Liga. Para nós, fans do Hawks, não chega a ser assustador, pois sempre soubemos de seu potencial e principalmente após os playoffs da temporada passada onde ele fez chover, tudo isso se trata apenas de uma confirmação. Sharp é um sujeito que faz bem ao grupo, carismático, faz muitos gols e dá muitas assistências. Nunca reclama se muda de ala para central ou vice-versa. É o tipo do cara que deveria ter um contrato vitalício com o clube. Parabéns, Sharp. E que venham mais chuvas pela frente até o fim da regular, pois precisamos muito de você!

Segue abaixo um vídeo que achei na net ontem, que retrata a virada que o Chicago Blackhawks deu em sua trajetória a partir de 2008/2009. Um movimento que a Forbes classifica como a maior retomada do mundo nos negócios desportivos. E olha que quando essa reportagem foi feita, ainda estávamos em pleno playoffs da temporarada 2008-2009, ou seja, um ano antes de conquistarmos a copa Stanley.



Go Hawks!! Agora é tudo ou nada! Estou certo de que este fim de semana estrelado dará um gás total pra buscarmos de vez nossa vaga entre os 8. E começa amanhã contra os Blue Jackets fora de casa, às 22:00 de Brasilia.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

9ª decisão: derrota no UC em mais um "daqueles" jogos

Derrota no UC. Em mais um jogo que o time foi bem, chutou puck na trave, adversário tirando em cima da linha, torcida animada...mas que a vitória acabou não acontecendo.

Placar de 4 x 2 , com gols marcados por Sharp (em power play) e Brouwer.

Começamos o jogo perdendo, conseguimos virar ainda no primeiro período, tivemos até a chance de ampliar o placar, mas nosso ataque falhou e nossa defesa acabou não segurando a peteca lá atrás. O resultado foi muito ruim já que o Wild estavam 3 pontos atrás de nós nos standings e agora encostaram. Não jogamis mais até o dia 1/2 quando emplacaremos 6 partidas seguidas fora de casa. A partir de agora os jogos serão mais decisivos que nunca e ainda bem que temos uma boa performance fora de casa, pois dos 32 jogos que faltam, 20 serão longe do UC. É vencer ou vencer.

O destaque do time ontem foi o capitão Toews com duas assistências. Hossa não jogou devido a uma possível caganeira de boiola e foi substituído na segunda linha por Stalberg que não disse a que veio na noite de ontem.

Agora é curtir o All Star Weekend e voltar com força total na semana que vem.

Até!

domingo, 23 de janeiro de 2011

7ª e 8ª decisões: Sábado perfeito, já o domingo....

O fim de semana estava indo maravilhosamente bem até a hora do almoço de domingo. Depois de recebermos a notícia de que Kane será um dos alternate captains no ASG e derrotarmos muito bem os D-sucks no sábado, hoje batemos de frente com os Flyers, revivendo a ultima final da copa Stanley, e tomamos uma bela varada de 4 x 1 (gol marcado por Hossa, no primeiro penalty shot convertido da historia do jovem United Center).

4 x 1 foi o mesmo placar de sábado, mas esse foi a nosso favor. Numa tarde onde Kopecky mais uma vez teve atuação de gala contra seu ex time, marcando dois gols, passamos bem pelo desfalcado Wings, mas independente de qualquer desculpa que venha do outro lado, ganhar deles no St Louis Arena e ainda por cima com um placar elástico, é sempre fantástico. Os outros gols foram de Bolland e Brouwer, e estes também deram 1 assistência cada um. Crawford, depois de falhar no gol de abertura do placar que deu a vantagem aos Wings, na sequência teve atuação perfeita e fechou o gol.

Sobre o jogo de hoje contra os Flyers, mal vi o jogo por conta de um evento familiar aqui em casa, mas o que vi foi o suficiente pra não me empolgar com nada. Perdemos e agora nos resta descontar no Wild na próxima terça no UC às 22:30. Depois desse jogo só voltamos ao gelo dia 1/2 contra os Blue Jackets na casa dele...neste meio tempo paramos para nos divertir assistindo ao All Star Weekend.

Temos 56 pontos e estamos em sétimo da Oeste, a apenas 2 pontos do quarto colocado (Predators). A batalha pelas vagas nos playoffs na nossa conferência parece que vai ser acirradissima até o fim!

ps: Coach Q voltou a se embriagar?? O time vem num ritmo de 5-0-1, jogando bem e se aproveitando do entrosamento das 4 linhas. No dia anterior havíamos vencido nossos maiores rivais dentro da casa deles, tudo caminhando bem...Aí o coroa bigodudo quis fazer graça e colocar John Scott no lineup e mais uma vez tirar Jack Skille do time pro jogo contra os Flyers. Eu pergunto: PARA QUÊ ???? Pra colocar medo no adversário? Medo no adversário é bola na rede malandro. Resultado: tomamos de 4, Scott deu apenas dois hits, não deu em bola, e as duas brigas do jogo foram protagonizadas (do nosso lado) por Bickell e Dowell (que aplicou duas belas direitas no insano do Corcillo). John Scott, vai pentear macaco, seu borra-botas.

Aquele abraço e boa semana a todos!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Blog Hawksbrasil entrevista Adam Kempenaar - Executivo dos Blackhawks

Olá pessoal. Este post é mais do que especial...é único. Trazemos aqui um bate-bola com o Adam Kempenaar, Diretor Executivo de Novas Mídias e Publicações dos Hawks. Adam, além de muitos outros projetos de expressão em comunicação nos EUA, é responsável junto com sua equipe por todo o trabalho de comunicação e branding da "marca" Chicago Blackhawks junto público amante de hockey na cidade do vento e porque não dizer do mundo.

Tive o primeiro contato com Adam no início de 2010 quando num acesso de loucura, decidi comprar os ingressos para o ultimo jogo da regular dos Hawks contra os Red Wings, que aconteceria no UC, e sair do Rio numa sexta a noite e voltar no domingo a noite (o que de fato fiz em abril, mas perdemos por 3 x 2 dos "DSucks" no OT). Na ocasião, ao navegar na net em sites sobre os Hawks antes da viagem, achei um link da Blackhawks Magazine (da qual Adam é Editor-Chefe) e então mandei um email para eles, tentando saber que tipo de contato eu poderia ter com o time na véspera o até mesmo no dia da partida. Pra minha surpresa, no dia seguinte o próprio Adam respondeu o email, dizendo que ele não conseguiria provocar o contato com o time naquele momento, mas que poderia me presentear com algo que ficasse marcado para mim. E assim o fez. Naquela tarde histórica (para mim), Adam me deu dois exemplares da Hawks Magazine: uma com o Kane na capa e outra com nosso capitão Toews, sendo que cada um deles assinou na capa da revista pra ele me dar. Do cacete. Em tempo, em abril próximo viajarei com minha esposa aos EUA e aproveitarei para ficar 2 dias em Chicago, então no dia 3/4 assistiremos os Hawks sapecarem o Lightning com Stamkos e cia. Adam já combinou conosco de nos receber no UC neste dia, muito bacana da parte dele.

Volta e meia trocamos emails dividindo comentários sobre os Hawks e após o inicio do blog, tive a idéia de provocar um bate-bola com ele, pra que pudessemos entender um pouco mais da dinâmica de seu trabalho como executivo dos Hawks e o que ele pensa desse momento espetacular que a franchising vive após o título da última temporada.

Por email, o executivo respondeu as perguntas abaixo que fiz....e seguem as respostas. Abaixo uma foto que Adam me enviou com seu filho Conor (na ocasião com 6 semanas de vida) dentro da Stanley Cup. Valeu Adam!!


1) Todo mundo sabe a importância de seu trabalho para a marca Chicago Blackhawks. Como é seu dia de trabalho e quais são exatamente as principais atividades suas e de sua equipe?
Resposta: Uma das grandes coisas sobre meu trabalho como Diretor de Novos Media e Publicações é que realmente não há uma rotina definida. Cada dia apresenta um novo desafio. Meu foco principal é apenas reunir conteúdos para chicagoblackhawks.com, Blackhawks Magazine e BlackhawksTV - cobertura de treinos e jogos, reportagens, vídeos de vestiário - qualquer coisa que ajudará os torcedores seguirem a equipe e conhecer bem e melhor os jogadores.

2) Quão importante foi a vitória da Stanley Cup 2009-2010 para a história dos Hawks daqui para frente?
Resposta: É difícil terminar uma "seca" de 49 anos. Não importa o que aconteça, ninguém nos tira essa conquista. Mas nunca estamos satisfeitos aqui dentro do Chicago Blackhawks. O desafio agora é competir no mesmo nível em todas as temporadas que vierem daqui para frente.

3) Os Hawks têm um time de jogadores muito jovens. Você acha que isso de alguma forma faz com que a base de fãs cresça? Você tem algum trabalho específico para trazer os jovens fãs para a rotina Blackhawks?
Resposta: Acho definitivamente que há uma conexão entre a nossa equipa jovem e empolgante com nossa crescente base de fãs, especialmente entre os fãs mais jovens. Eles não só se divertem assistindo o que Jonathan Toews, Patrick Kane e os outros podem fazer sobre o gelo, mas também os consideram simpáticos e receptivos fora do gelo. Temos muita sorte de ter grandes caras no vestiário, e nós tentamos mostrar sua personalidade através de nossos vídeos TV Blackhawks e conteúdos do site, e desta forma os fans ficam cada vez mais próximas da franquia.

4) A NHL tem milhares de fãs ao redor do mundo, inclusive em países que não têm uma liga de hockey no gelo. Vocês pretendem difundir o esporte em países como esses?

Resposta: Os Blackhawks tiveram a sorte de fazer parte da viagem Premiere NHL para Zurique e em Helsinki, para iniciar a temporada 2009-10. Isso para mim maravilhoso profissionalmente, para poder atender os fãs Blackhawks, não só na Suíça e na Finlândia, mas os fãs da Dinamarca e da Rússia, que viajaram para ver o jogo. Meu palpite é que a NHL só vai continuar a expandir tais esforços daqui para frente.

5) Como foi a produção do livro One Goal Achieved (livro sobre a campanha campeã dos Hawks de 2009/2010), e como tem sido a reação das pessoas em Chicago sobre o projeto?
Resposta: Começamos a trabalhar no livro One Goal Achieved no início de julho e ele basicamente tomou a pós-temporada inteira e mais algum tempo já da temporada atual para finalizarmos. Nós somos extremamente sortudos de ter como um designer, o talentoso e criativo John Sandberg, que passou incontáveis horas fazendo o livro. Muitas outras pessoas tiveram um importante papel no projeto, e estamos muito felizes com a forma como ele saiu. Buscamos fazer algo que todo fã do Blackhawks poderia olhar e viver novamente aquela temporada incrível, que o livro capturasse todo os momentos importantes e emoções vividas. O livro esgotou antes do Natal e foi um best-seller nacional por três semanas, até superou as nossas expectativas!

6) Você tem alguma mensagem para os fãs da NHL no Brasil?
É muito gratificante saber que vocês aí estejam ligados ao Hockey e especialmente ao Chicago Blackhawks. Obrigado por nos apoiar!!!

obs: nos encontramos no www.forumcenterice.com !

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

6ª decisão: Noite dos 3 B´s

Após no dia anterior perdermos no SO para os Preds (mais uma vez entregamos o jogo nos minutos finais após estar ganhando de 2 x 0), os Hawks entraram no gelo na noite de domingo dispostos a se vingarem do tradicional rival, e acabamos vencendo por 6 x 3 (Boland-2, Brouwer-2, Bickell e Toews). É bem verdade que começamos a partida da mesma forma que muitas outras: cedendo power plays em faltas pra lá de ridículas (e tomando gols nesses momentos, é claro) e cometendo erros infantis como o que originou o terceiro gol deles (jogadores não sabiam quem iria disputar o faceoff e se enrolaram), mas o importante é que mostramos de novo também o poder de reação que se espera de um time campeão. E sobretudo mostramos também que temos grandes jogadores que podem fazer a diferença se não as grandes estrelas do time.

O gol que Bolland fez, o segundo dele e do time foi uma obra de arte. "That was Lemieux-esque," Toews falou sobre a jogada. Após receber passe em profundidade de Kopy, Bolland deu um drible desconcertante no defensor que nada pôde fazer, a não ser tentar se manter de pé e assistir o atacante ainda dar um tapa por baixo das pernas do goleiro. Golaço-aço-aço, que certamente estará entre os 3 mais bonitos da semana. O segundo "B" a se destacar foi Brouwer, que num período de 40 segundos marcou duas vezes, sendo a primeira em PP num rebote de Keith e o segundo após recolher o risco na ponta esquerda, trazer para o meio e dar uma pancada seca no canto direito do goleiro. Foi o 13º gol de Brouwer que mais uma vez tem mostrado ao longo da temporada o quanto é importante para esse time.

O último e terceiro "B" da noite foi Bickell. A perfeita assistência que deu no primeiro gol de Bolland já seria o suficiente para nos alegrarmos, mas como nunca se dá por satisfeito, o desdentado ainda encontrou tempo pra mostrar oportunismo e empurrar para as redes um passe magistral de Campbell (que jogada!!!) que passou a régua nos Preds. Após esse gol, Johny Toews ainda marcou belo gol, que foi o 100º da carreira. Parabéns capitão!

Com a vitória de ontem, chegamos à sexta posição do Oeste. Com 54 pontos, temos 5 de vantagem para times que têm 49 e são os primeiros fora do G-8 (Kings - 3 jogos a menos; Wild - 2 jogos a menos; Sharks - 1 jogo a menos). Olhando pra cima, temos os Preds com mesma pontuação que nós (2 jogos a menos) e Coytoes com 55 pontos (2 jogos a menos).


Para que todos os times cheguem ao fds do ASG com mesmo número de jogos cumpridos, nada mais natural que fiquemos esta semana toda de molho descansando já que jogamos mais que quase todos rivais. É hora de torcer pra que os resultados não atrapalhem tanto assim nossa vida e possamos ir pra cima dos Wings (sucks) no sábado e Flyers no domingo pra continuar subindo e garantindo nosso lugar ao sol.

Boa semana e bom trabalho a todos! Abaixo segue uma pequena homenagem aos nossos irmãos Bears, que agora têm o grande rival Packers pela frente. Pra cima deles!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Good memories and good feelings about the past ... good moment to live the present

O que cada um de nós é capaz de fazer em 13 segundos? Atravessar uma rua, andar 10 passos rápidos, beber 10 goles dágua, trocar o canal de TV 5 vezes, esperar o windows mostrar o wallpaper do nosso desktop, whatever. 13 segundos...

Numa tarde de sábado. 24 de abril de 2010. Histórico. Épico. Saímos perdendo no primeiro período. Ladd empatou num gol de raça, acreditou até o fim e empurrou alá Viola de carrinho contra o bugre. The Hammer Hjalmarsson desempatou ainda no primeiro período, nos colocando na frente do placar. Aumentamos a vantagem num gol espetacular de puro oportunismo de Kopy ao sair do penalty box e partir diretamente ao gol adversário após receber lançamento de Marian Gérson Hossa. 3 x 1, jogo tranquilo no UC....bobagem. O adversário com 3 straight goals virou o jogo e nos deixou em maus bocados. Jogo 5 dos offs. Tensão...há 49 anos não vencíamos a copa stanley e parecia que ficaríamos pelo caminho mais uma vez. O jogo 6 seria na casa deles e após sofrermos uma derrota desse jeito, de virada, superação absoluta do adversário, entraríamos sem moral. Frustração. Um sentimento de conformismo tomou conta do lotado UC e de todos os torcedores do Hawks ao redor do mundo... foi quando faltando 4 minutos para acabar o tempo regular, com um gol atrás do placar, Hossa após violenta falta por trás é levado ao Penalty Box por 5 minutos (até hoje penso que ele deveria ter sido ejetado, tanto que por milagre foi escapou de uma punição pós-jogo). Finalizar o jogo regular com um a menos? Ponto final certamente pra nós. Será?

Foi quando o esporte mais uma vez provou que é uma das coisas mais espetaculares que já inventaram. O esporte supera, surpreende, impressiona, choca. Controlamos a pressão do adversário, que tinha um jogador a mais, por cerca de 4 minutos e quando faltavam nada mais que treze segundos pro tempo regular finalizar, surge Dom Kane que após um bate-rebate empurra pra dentro das redes explodindo a adrenalina de todos os amantes do hockey que assistiam aquela cena surreal. O mundo conectado nas telas dos computadores vibrava, e eu era um delas. 13 segundos, treze segundos, para quê mais? Jogo empatado.

O tempo regular acabou. O duelo não...ainda com um a menos seguramos mais um minuto de power play adversário. Quando Hossa levantou do banco, dentro do box na contagem regressiva de 5 segundos para retornar ao gelo, mal sabia o que estava por vir. Bolland ganhou uma disputa na meia-direita, na altura do center ice. Sopel dominou e levou o puck para trás do gol e com a dose mais espetacular de paciência da história , retornou ao center ice pela esquerda, deixou pra Hjalmarsson que novamente empurrou o puck pra trás do goleiro, onde estava Bolland . Quando Bolland virou pro centro do gelo, antes que ele rolasse pra trás o disco onde estava Sopel babando, Hossa saiu do box e correu em direção ao gol após de 5 minutos enjaulado. Pois bem, Sopel com um one timer concedeu um rebote ao Hossa que fez um dos gols mais comemorados que se tem conhecimento na NHL. Fim de jogo no OT. Extase completo.3 x 2 na série pra nós. Jogo 6 foi nosso dentro da casa deles e dali partiríamos furiosos pra cima dos Canucks, pra eliminá-los mais uma vez e chegar às finais da stanley em seguida.

Tudo pode mudar, sempre. No esporte, na vida, em tudo. Basta acreditar.



Essas memórias são suficientes pra nos enceherem de energia positiva pra enfrentarmos este mesmo adversário hoje: Nashville Predators. Memórias boas demais, momento bom demais. Hora de escalada, hora de afirmação. Hora da quarta vitória seguida. Hora de mostrar a cara dos Hawks mais uma vez após tantas mudanças e altos e baixos. Desde que me entendo por gente, nada é fácil pros Hawks. E quem disse que seria?

Pra cima deles Hawks! 23:00 de Brasilia, na casa deles (tô nem aí!!!!)... eu quero é mais.

Salve Patrick Kane. Salve Marian Hossa.

Aquele abraço! E nos vemos também no www.forumcenterice.com !

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

4ª decisão: Vencemos os Avs e convencemos

No segundo shutout seguido do rookie Corey Crawford, atropelamos os Avs dentro de nossa casa por 4 x 0 (gols de Brouwer, Bolland, Pisani e Skille). Os 3 stars do jogo foram Pisani (1G, 1A), Bolland (1G, 1A) e Crawford, sendo este ultimo a estrela principal da noite. O goleiro realmente continua impressionando.

Se pararmos pra analisar friamente todos os jogos contra os Avs nessa temporada vamos lembrar que pelo menos em 2 das 3 derrotas que sofremos, merecíamos sorte melhor. Aquela que perdemos tomando 2 gols nos ultimos 2 minutos na casa deles, não existiu. Enfim, o que importa mesmo é que vingamos os outros jogos e demos uma bela surra neles, lavando a alma e emplacando nossa terceira vitória seguida. A sequência vem numa hora muito importante, quando encostamos de vez no bololô do Oeste e vamos enfrentar com confiança por duas vezes seguidas os Predators (que também faz parte do bolo).

Muito interessante o desempenho da terceira (2 gols) e quarta (1 gol) linhas no jogo de ontem. Os checkers Bickell-Bolland-Pisani têm sido um trio importantissimo pra nós, deixando as duas primeiras linhas desncansarem tranquilas no banco quando isto se faz necessário. O passe de Bolland pro gol de Pisani foi alá Bebeto e Romário na Copa de 94, maravilha pura.

Notas:
A sequência de jogos repetindo as mesmas linhas nitidamente dá mais consistência ao desempenho de qualquer time. Agora temos repetido as linhas e entrosamento em qualquer esporte definitivamente é uma coisa que faz diferença. Toews, Sharp, Kopecky e Hossa não pontuaram e ganhamos de 4 x 0, portanto podemos sim depender de outras linhas...Seabrook fez um ótimo jogo com duas assistências...A dupla defensiva Hendry-Jordan continua muito bem e sinceramente acho que as ultimas boas atuaçãos da defesa também tem a ver com isso...É dificil concluir que quando não tomamos gol de PP, vencemos a maioria esmagadora das partidas?...Huge Crawford numbers: terceiro da Liga em goals against average (2.14) / é o segundo rookie em vitórias (15).

Domingo tem às 22:00 contra os Preds fora de casa. No dia seguinte os receberemos às 21:00 no UC. Pra cima deles!

PS: agradecimento especial ao Juan do Forum Center Ice (www.forumcenterice.com) que sempre está divulgando o blog e mais uma vez mencionou a gente lá na Rádio. Abração galera do forum, parabens por essa divulgação monstra do Hockey aqui no Brasil.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Patricks in !!

"If they are smart, there is no way they should have an All-Star Game without a guy like Patrick Sharp."

Essas foram as palavras do capitão Johnathan Toews se referindo aos diretores da NHL, antes de serem oficializados os jogadores que estarão no ASG no fim deste mês de janeiro. De fato eles foram inteligentes e escolheram Patrcik Sharp como um dos jogadores. Além ele, outro Patrick, o Kane, se junta também a Toews e Keith como nossos representantes dentro do gelo no fim de semana festivo. Fora do gelo, seremos representados por Joel Quenneville e Mike Haviland (assistente) que automaticamente já ganharam o direito de participarem em função do título que conquistamos em Junho último.

Que temporada de Sharp. Só os torcedores de Chicago talvez tenham a noção do quanto esse jogador é importante para um time de hockey. Joga na defesa, no ataque, dá assistências, marca gols, é engajado com o clube, com a cidade, tem carisma. Sua atuação ano passado nos playoffs foi absurda, peça mais que chave para a conquista da Copa Stanley. Enfim, mais que merecido...Mr. Shooter, enjoy it.


Já Patrick Kane ficou muito satisfeito em participar pela segunda vez do ASG, mas deu uma declaração pra lá de curiosa: "I'll tell you one guy who won't be getting my vote is Jonathan Toews for captain that's for sure. It will be nice to play against him for once and go up head-to-head." Será que serão mesmo adversários os dois jovens e grandes amigos? A conferir...

Festividades a parte, amanhã temos um importante jogo contra um adversário direto que são os Avs. Vamos pra cima deles!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

3ª decisão: Vitória dominante sobre os Islanders

Rápido, objetivo e dominante. Na 3ª decisão rumo aos playoffs, os Hawks venceram os Islanders em uma partida perfeita dentro do UC, pulando para a quinta posição na Conferência Oeste. Vitória por 5 x 0 (gols de Sharp, Hossa, Kane, Bolland e Hjalmarsson). Crawford também foi um dos destaques do jogo, emplacando seu segundo shutout na temporada.


Com o UC mais uma vez lotado (já passou de uma centena os sold outs seguidos) em uma noite festiva na qual foi comemorado o 50º aniversário do título de 1961, os Hawks de hoje quiseram provar para os fanáticos torcedores que devemos viver do presente. Está certo que a presença de ídolos como Stam Mikita e Bobby Hull sempre traz energia positiva, mas foi Patrick Sharp que novamente deu o ar da graça e abriu a vitória para nós. Ele chegou ao 25º gol, mesmo patamar que atingiu em toda temporada regular passada. Esse cara é um monstro.

Outras coisas nos fazem sair animados de uma partida como essa. Os Islanders não são um time tão forte assim (apesar dos ultimos resultados deles terem sido espetaculares e de fato terem mostrado nas ultimas semanas um bom poder de reação) mas jogadores importantes dos Hawks têm mostrado claramente ascensão técnica e o resultado foi o que vimos ontem. Gols de passes rápidos (os do Kane, Bolland e do Hjalmarsson foram pinturas, o ultimo especialmente) e trocas de posições envolventes deixaram a percepção de que o time com full lineup pode voltar a dar trabalho pra qualquer adversário e brigar pela parte de cima nos standings.

Patrick Kane tem seis pontos (2A, 4A) nos últimos 6 jogos. Marian Hossa tem 5 pontos (2G, 3A - sendo duas ontem) e 4+/- nos últimos 4 jogos. Com esses dois em forma, podemos bater qualquer um na Liga. Desde que a defesa funcione melhor e Papai Joel não precise testar tantas linhas diferentes para chacoalhar o time. Se Toews não balançou as redes nenhuma vez e vencemos por 5 x 0, é porque de fato coisas diferentes estão acontecendo.

Notas: Dowell e Skille seguiram escalados e fizeram uma boa partida. Isso me faz crer que, embora todos nós não tenhamos concordado com Coach Q quando eles estiveram fora, o castigo que eles tomaram por ficar de fora do time fez efeito, e nossa quarta linha fez um bom trabalho nos dois jogos do fim de semana. Jordan Hendry - Nick Leddy, boa garotos. Boynton "faz merdinha" da Estrela e John Scott, um abraço!! Já foram tarde...

Quarta tem contra os Avs no UC, 23:30 do Brasil.

sábado, 8 de janeiro de 2011

2ª decisão - O verdadeiro HurriKane volta e Hawks vencem os Senators no UC

Em nossa segunda decisão, após o início da segunda metade da temporada, vencemos os Senators em um jogo onde mais uma vez cedemos um gol no fim do jogo (faltando 1 minuto quando o ataque adversário já estava com um extra-attacker). Mas dessa vez a vitória veio no SO, após um OT que dominamos e quase marcamos duas vezes. Gols no tempo regular de Sharp Shooter (24º da temporada) e Kane após roubada de puck sensacional do defensor adversário no terceiro período. No gol de Sharp, assistências de Campbell e Hossa. No SO, vencemos de 2 x 0, gols de Toews e Kane.

Nosso PK está cada vez mais previsível, não dá para entender o que há. Mais um gol sofrido na única vez que estivemos no Penalty Box. Minha sugestão é que nem se treine mais o PK team, vamos focar os esforços em fazer muitos gols todo jogo, não interessando nunca quantos gols vamos tomar. Estilo São Caetano na Copa João Havelange de 2000. Chegou à final do campeonato com quase a pior defesa do campeonato, mas todo jogo fazia de 3 a 5 gols.

Destaques em minha opinião foram as linhas de defensores Leddy-Hendry. Leddy voltou muito bem no campeonato mundial junior. Muita personalidade inclusive para arriscar umas boas jogadas de ataque. E o First Star do jogo não poderia ser outro, se não Kane. Estava endiabrado e foi coroado com um belo gol no seu melhor estilo, após bater a carteira do adversário, avançou em velocidade e deu um tapa no canto sem chance pro goleiro. Sua comemoração efusiva tanto nesse gol (que poderia ter dado a vitória ao time) como no gol do SO mostram o quanto HurriKane estava travadaço. Devia estar muito incomodado por ainda não ter marcado após a volta de contusão.

Na 3ª decisão, vamos pra cima dos Islanders no domingo às 21:00 (Brasil) no UC. Vitória é obrigação... semana que vem teremos mais 3 decisões: uma contra os Avs (no UC) e duas seguidas contra os Preds (uma no UC e uma fora). Na sequência, pra fechar janeiro, Wings (fora), Flyers (UC) e Wild (UC). Fevereiro o bicho pega, já começamos o mês com 6 jogos seguidos fora de casa. Pra cima deles Denilson !!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

New D-Man and line combos

Papai Joel continua tentando encontrar a saída para uma temporada tão irregular. Hoje Jason Cullimore foi enviado para o Rockfords Icedogs e nosso novo defensor será Nick Leddy que estava jogando pelo time americano no mundial júnior. Beneficiado pela lesão de Brian Campbell no início da temporada, Leddy jogou por 6 vezes e marcou 1 gol.

No treino de hoje, as linhas tiveram nova formação (já testadas durante o jogo de ontem, principalmente no terceiro período). Elas foram:

Stalberg - Toews - Kane (gostei muito)
Kopecky - Sharp - Hossa
Bickell - Bolland - Pisani
Brouwer - Johnson/Dowell - Skille

1ª decisão - Jogo dos 7 erros

Numa noite em que absolutamente tudo deu errado, perdemos para os Stars dentro da nossa casa por 4 x 2 (gols de Pisani e Kopecky) e deixamos de nos aproximar mais uma vez da turma da frente. Como cada jogo desta segunda metade da temporada será uma decisão a partir de agora, perdemos a primeira delas por mais uma vez insistirmos em erros que já deveriam ter cessado.

7 erros chamaram a atenção na noite passada:

1) Lazy early - chega a ser pífia a atuação do time nos momentos iniciais da maioria dos jogos. Mais uma vez tomamos gols no primeiro período e correr atrás dos standings tendo que correr atrás na partidas é correr atrás demais. Os Hawks definitivamente tem que ser um time pra correr na frente.

2) Faltas ridículas - você sentar pra assitir uma partida de hockey em que seu time precisa ganhar de qualquer jeito e com menos de 2 minutos de jogo, você assistir o Sr. Kopecky (que é mestre nisso) fazer uma falta que resulta num gol do avdersário é desanimador. Dá vontade de ir pedalando até Chicago e distribuir meia duzia de tapas na fuça dele (está certo que ele se redimiu com o gol que fez, mas isso não o absolve). O penalty cometido pelo Sharp que resultou no terceiro gol dos Stars foi também lamentável....se eu sou reporter em Chicago, ligo pra casa dele as 4h da manhã e de susto pergunto: "Pra quê, Sharp?". Ele certamente responderia: "Pra quê o quê?". E eu: "Nada não...só pensa nisso, pra quê..."

3) PK pífio - já estou aprendendo: um Blackhawk vai pra dentro do penalty box eu me levanto e vou dar um rolé. Volto no máximo 80 segundos depois...já terá sido o suficiente para termos levado um gol. Não é possível ter o melhor PP da Liga e o pior Penalty Killing. Fico imaginando como são os treinos dos special teams de Chicago. O time de PK é ruim porque o time de PP é bom ou o time de PP é bom porque o time de PK é ruim? (é claro que pode ter um mesmo ou mais jogadores nos dois times, minha irritação me permite fazer esse trocadilho infame).

4) Jack Dowell e/ou Jack Skille fora - porque cargas dágua esses jogadores ficam de fora pra John Scott jogar de ala????????????????? Papai Joel mudou de amante? Saiu Boynton e entrou Scott... papai Joel é sadomasoquista pelo jeito!!!

5) Toews - erro fatal de Johny Toews. Com o time em vantagem númerica de jogadores, PP nos 2 minutos finais, com nosso empty net, nosso capitão cruzou um puck de lado a lado do gelo, claro que ia dar no que deu. Eu quando jogava no dente-de-leite da escolinha de futebol do meu condomínio já aprendi isso. Não se cruza uma bola de lado a lado do campo meu filho!!! Mesmo que o atacante adversário seja o Val Baiano, isso não se faz!!

6) Sharp perdendo gol aberto - quando nos ultimos finais o Sharp com o gol aberto seu um tiro fraco, que de tão fraco foi salvo pelo goleiro adversário em cima da linha, a primeira frase que me veio à cabeça foi: "se nem o Sharp fez, não é dia". Sinceramente me conformei depois daquela jogada.


7) Penalty Shot do Stalberg - preciso comentar? Na realidade o erro que vejo nessa jogada foi: Stalberg após a marcação do penalty shot deveria ter pego o microfone do juiz e ter dito aos berros: "Sou o maior azarado do mundo, nunca tive um dia de sorte na vida. Portanto pouparei vocês e verem uma cena absolutamente surreal e bizarra. Acreditem vocês, do jeito que sou azarado, após estarmos perdendo de 2 x 0, acabamos de fazer 2 gols seguidos e todos estão achando que vamos virar o jogo né? Estão enganados... se eu tentar esse penalty shot não tenho dúvidas de que o puck baterá nas 3 traves e ainda passará em um espaço micro entre o skate do goleiro e a balisa direita antes de sair de perto da linha do gol". Mas Stalberg lutou contra seu destino de azarado e não fez o que deveria ter feito: evitado essa cena absolutamente surreal.

Sem mais....

Sexta tem contra os Senators em Ottawa. Vou pro cinema com minha mulher descansar da semana e sábado de manhã eu vejo o resultado, me irritei ontem (isso se eu não levar o blackberry pro cinema e ficar acompanhando durante o filme rsrsrsrsrs).

Aquele abraço!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Raio-x do meio caminho andado

No jogo contra os Kings segunda-feira, os Hawks concluíram a primeira metade da temporada. Como tem sido em números nossa temporada até agora? Segue abaixo um raio-x do feito até o momento:

* O ataque dos Hawks está empatado com os Trashers em 6 º lugar na NHL com 3,07 gols por partida.
* A defesa está em 18º, permitindo 2,85 gols por jogo (talvez a grande diferença entre nossa atual temporada e a última temporada vencedora).
* Em média de chutes feitos por jogo, estamos em 9º com média de 32,0 tiros por partida.
* Em chutes permitidos, estamos em 10º, permitindo 28,9 tiros por jogo.
* Temos o primeiro Power Play % da Liga, com média de aproveitamento de 25,5.
* Já nosso special team de PK estamos em apenas 25º, com ídice de "morte" do PP adversário em 79,0.
* Os Hawks tiveram por 3 vezes um sequência de derrotas de 3 partidas.
* Tivemos por 2 vezes sequências de 4 vitórias.
* Apenas três jogadores - Troy Brouwer, Duncan Keith e Brent Seabrook - atuaram em todos os 41 jogos.

JOGADORES DE DESTAQUE
Patrick Sharp - está a caminho de ser primeiro Hawk a marcar 40 gols em uma temporada desde que Tony Amonte em 1999-2000. Ele lidera a equipe com 41 pontos, a caminho de quebrar a sua melhor performance da carreira de 66 ptos. Pierre LeBrun da ESPN afirmou sobre o que tem feito Sharp: "Temporada monstro". O que muita gente não lembra é que Sharp já tem sido um fator de desequilibrio do time há tempos. Vide playoffs da ultima temporada, na qual foi nosso artilheiro com 11 gols junto com Big Buff.

Johnathan Toews - Silenciosamente, Toews tem uma média de quase um ponto por jogo (35 pontos em 39 jogos) e foi vencedor em faceoffs com uma média sobrenatural. Ele é o jogador mais importante grupo e continua a mostrar que ele é um dos jogadores mais valiosos da Liga com tão pouca idade. Sua liderança natural é fortissima.

Troy Brouwer - Sem alardes Brouwer mais uma vez vem sendo fundamental na caminhada do time. Ele ocupa a quarta posição na NHL inteira com 131 hits, mas ele só foi sacado para o panlty box por 16 minutos até agora. Ele tem 10 gols e 12 assistências e ainda tem um plus-minus zerado, não é mau. Ano passado ele marcou mais de 20 gols na temporada. É importantissimo para nós, apesar de pouco badalado.

Brian Campbell
- Campbell foi o melhor defensor Blackhawks desde que voltou de lesão. Apesar de só marcar 13 pontos em 28 jogos, ele lidera a equipe com uma classificação mais robusta com plus-minus 13+. Se você observar o Hawks com atenção, vai ver que Campbell não foi apenas o defensor mais consistente da equipe, mas ele está começando a dominar o ice-time em partes mais cruciais dos jogos ... até mais dominante que o vencedor do Norris Trophy Duncan Keith.

Bryan Bickell - Tem sido um dos pontuadores mais surpreendentes da equipe este ano. Além de seus 11 gols (mesmo número de Dave Bolland e jack Skille juntos), ele tem sido um jogador efetivamente físico também. Aproveitou a chance dada e não vejo hoje o papai Joel deixando ele de fora sob hipótese alguma de uma partida.

Corey Crawford
- Tem sido a revelação deste ano between the pipes, terminando o primeiro semestre com estatísticas impressionantes: 12 vitórias e 7 derroras; 2,33 goals allowed e 0,914 de save percentage. Muita consistência, confiança e defesas espetaculares em momentos absolutamente cruciais dos jogos. Nível acima de Niemi ano passado.

Tomas Kopecky
- É impossível ignorar sua contribuição ofensiva. Está empatado com Duncan Keith como 4º maior pontuador do time. Quem teria pensado em setembro que Kopecky tomaria o lugar na grade de pontuação de alguns importantes jogadores que partiram? A qualidade de seu jogo cresce muito quando atua na mesma linha que Hossa. mas independente de seu compatriota, suas assistências tem realmente sido fundamentais para todo o time.

ALL STAR GAME
Com relação ao novo formato de divisão dos times do All Star Game, achei do cacete. Os capitães (a serem escolhidos pelos próprios jogadores), juntamente com 2 alternate capitães escolherão os times (considerando os demais 26 jogadores já escolhidos) como se fosse um draft, estilo pelada de domingo no sítio do cunhado. Fico imaginando o Sean Avery sendo último a ser esolhido....teria um quebra-quebra alucinado sem duvida alguma!!!! O Coach Q já está esolhido automaticamente para ser um dos técnicos e seu assistente nos Hawks vai junto. Outros dois tecnicos liderarão o time adversário e estes serão escolhidos pela performance de aproveitamento (partidas jogadas x partidas vencidas) até o momento.

Hoje à noite vamos com tudo contra os Stars no primeiro desafio do ano no UC! Go Hawks!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

The captain makes the difference

Num jogo emocionante com 4 gols em power plays, vencemos os Kings mais uma vez na temporada (ganhamos os 4 jogos, a chamada "varrida"). Desta vez por 4 x 3, fora de casa.

Nosso PP funcionou muito bem, e com um homem a mais marcamos com Sharp (2G, 1A) e Hossa (1º gol após sua volta de contusão). Os outros gols foram anotados por Sharp novamente e captain serious Johny Toews, o nome do jogo. Partidaça dele (1G, 1A)... destaque também para Kane que fez sua melhor partida (1A) após voltar de contusão e Crawford between the pipes! O cara é uma parede nas horas que mais precisamos dele. Fez uma defesa espetacular de puro reflexo quando faltavam 14.4 segundos , com o adversário com um extra-attacker.

Mais uma vez sofremos um gol nos minutos finais do tempo regular, mas o que fizemos de diferente foi ter poder de reação por volta de 1 minuto depois do gol sofrido e marcarmos com Toews quando faltavam 5 minutos para o fim. Kopecky também deu sua contribuição importante com duas assistências na partida.

Hoje as linhas foram formadas por:
1ª: Hossa-Toews-Brouwer
2ª: Sharp-Kopecky-Bickell
3ª: Kane-Bolland-Pisani
4ª: Stalberg-Johnson-Skille

Com relação aos defensores:
1ª: Keith-Seabrook
2ª: Hjalmarsson-Campbell
3ª: Cullimore-Hendry (Coach Q deve ter tomado um fora do Boynton e terminaram a relação duvidosa que tinham!!!graças a Deus!!! rsrsrs)

Nota: na transmissão da partida que passou em cadeia nacional ao vivo nos States, Eddie Olczyk foi curto e grosso durante o segundo intermission: "I will be shocked if Patrick Sharp don´t be at Alls Star weekend". Ninguém me perguntou nada, mas eu tb ficarei chocado, senhores.

Com full lineup vamos correr atrás do prejuízo. Go Hawks! Quarta é contra os Stars no UC.

Falso domínio...

Ontem contra os Ducks perdemos um jogo importante, já que se tratava de um adversário direto nos standings. O jogo foi 2 x 1 para eles, e nosso gol foi marcado por Bickell (ótima temporada!).

Após acertar 19 vezes o gol adversário, aliás o goleiro adversário, no último período (os Ducks chutaram 18 vezes durante o jogo inteiro), nosso time não conseguiu fazer o gol de empate e levar a partida para o OT. Nos últimos minutos, Stalberg com o gol aberto conseguiu a façanha de acertar o stick de Bolland e perder uma chance de ouro... ou Bolland conseguiu a façanha de acertar o stick no puck? Eis a questão...fato é que a temporada em sua segunda metade terá para os Hawks em cada jogo uma decisão. É hora de sabermos se este jovem time será capaz de jogar sobre pressão em todas as partidas que vierem pela frente. A conferir...


Notas:
Skille esteve de volta e fazendo uma boa partida, ao lado de Bolland e Stalberg na terceira linha. Dowell saiu do Honda Center deveras irritado pois Coach Q não o colocou em nenhum shift no último período. Finalmente Boynton foi barrado por Hendry, os Deuses do hockey ouviram nossas preces!!! Toews em entrevista no segundo intervalo do jogo, ao lado de sua mãe (por conta do Mom´s Trip), afirmou que se sente bem e deve jogar hoje contra os Kings em Los Angeles (0h do Brasil).

domingo, 2 de janeiro de 2011

Na volta de Crawford, must-win em Anaheim

Hoje jogamos contra os Ducks, na casa deles. Nossos adversários têm 1 pontinho a mais que nós, sendo que temos 2 jogos a menos. Enquanto eles ocupam a oitava colocação nos standings da Oeste, nossa posição é a décima (a 4 pontos do quarto colocado que são os Sharks).

Um alento é a volta de Crawford debaixo das traves, já que seu retrospecto tem sido espetacular nessa temporada. Venceu 10 das ultimas 12 partidas em que iniciou (invicto a 3 partidas). Seu back-up Marty Turco tem feito boas partidas, mas nem isso tem sido suficiente pra garantir as vitórias para os Hawks. Se Turco não é um ruim goleiro, pelo menos é azarado...e sendo azarado, banco pra você meu querido. Está certo que nossa defesa este ano tem estado irreconhecível, permitindo muitos chutes a gol todos jogos e sendo o vigesimo time nas estatísticas de gols permitidos.

Outra excelente notícia é de que Toews patinou ontem no treino da manhã com os demais jogadores. Ainda não está em condições plenas de jogo para hoje, mas já pode ter chance de voltar nesta semana (Stars na quarta, Senators na sexta ou Islanders no domingo). Segue parecer do próprio Captain Serious após o treino de ontem: "It felt pretty good. It's been getting better everyday. So that's obviously a good sign. Just a couple days off definitely makes you want to come back. You go out there and it's fun. It's refreshing just to be back on the ice with the boys. If it keeps going at this pace, hopefully it will be quicker than two weeks."

PS: além de Crawford, Fernando Pisani também estará disponível para o jogo de logo mais.

PS2: com relação ao estranho fato de Skille ficar de fora do jogo contra os Sharks para Hendry jogar, rumores dão conta de que isto aconteceu por conta de uma possível negociação desse jogador. À conferir...